Quinta da Sabedoria - Palestra: Atendimento a Pacientes Especiais

31/08/2017

Hoje, 31 de Agosto, tivemos a Palestra: Atendimento a Pacientes Especiais, ministrada pela Dra. Keuly Sousa Soares. Ela atende pacientes especiais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e é professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ela contou vários casos e comentou sobre o atendimento aos pacientes: "o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social, bem como percepção e atuação dentro de uma estrutura transdisciplinar", caracterizou ainda quais são os pacientes que precisam de um atendimento e atenção diferenciada, que são os "Pacientes especiais ou portadores de necessidades especiais são indivíduos que apresentam desvios no padrão de normalidade de sua condição física, mental, orgânica e/ou de sociabilização".

Essa condição pode ser de caráter transitório (ex.: gravidez) ou permanente (ex.: paralisia cerebral). O dentista que se propõe a atender pacientes especiais precisa ter conhecimento das características e particularidades desses indivíduos. Para essa finalidade, existem vários cursos, estágios e literatura científica que capacitam o profissional para o tratamento odontológico. O consultório é basicamente semelhante aos outros, porém, há necessidade de espaço físico adequado (rampa, portas, corredores amplos) e, muitas vezes, instrumentos odontológicos de tamanho reduzido.

Confira as fotos da palestra!